quarta-feira, 7 de setembro de 2011

BONITO/PE PEDE SOCORRO

7º Informativo ONG Sabiá-da-Mata Companheiros Ambientalistas e Amigos do Bonito,      Segue 7º Informativo ONG Sabiá-da-Mata, para conhecimento e divulgação nas redes sociais e encontra-se disponível no site: http://www.ongsabiadamata.org.br/

Encaminhem para divulgar e fortalecer a luta! É Bonito Unido ou Será Vencido!

INFORMATIVO ONG SABIÁ-DA-MATA  CONSIDERAÇÕES ACERCA DA ENTREVISTA CONCEDIDA PELO ILMO. SECRETÁRIO DE RECURSOS HÍDRICOS DE PERNAMBUCO – DR. JOÃO BOSCO DE ALMEIDA            

A barragem de Serro Azul será a segunda maior de Pernambuco, no quesito capacidade de armazenamento. Não será meramente de contenção, pois um terço de sua capacidade (380 milhões de metros cúbicos) ficará cheio permanentemente e a água será destinada ao uso.

Resta-nos saber quem usará a água e de que forma Bonito receberá a contrapartida pelo uso desse recurso natural; esperamos que a Barragem de Serro Azul não seja idealizada à imagem e semelhança da Barragem do Prata, que há anos construída, abastece outros municípios, todavia ainda hoje é poluída pelos esgotos de Bonito e Alto Bonito e não teve a mata ciliar plantada.           

A área de aproximadamente 1.600 hectaresa ser inundada abriga fragmentos de mata atlântica (imagens da reportagem mostram), os quais são bastante importantes para Bonito e Pernambuco, diante da escassez de florestas dizimadas pela ação irracional do homem, com endosso dos próprios governantes, omissos na fiscalização e implementação de políticas públicas de recuperação ambiental.

Se por um lado não há florestas densas na região, por outro, haveria de se preservar nossas férteis terras agricultáveis. A agricultura é fundamental para Bonito, mas com a construção da barragem terá perda considerável de território.           

O acesso á Cachoeira Véu da Noiva é difícil pelas características próprias da região: rochas; árvores e o fato de ela vir a ser inundada não é motivo de comemoração, mas de preocupação. A interferência humana mais uma vez contribui para a alteração do meio ambiente.            

Talvez a barragem não seja a melhor alternativa às cheias advindas do Rio Una, todavia deve ser a mais barata. Esse barato saiu caro ao meio ambiente de Bonito.

Grupo Sabiá-da-Mata
Arlington Coelho – Vice-Presidente

Nenhum comentário:

Postar um comentário