sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

História da Cidade

O território do município de Bonito era, até o final do século XVIII, totalmente coberto de imensas florestas e situava-se na área abrangida pelo célebre Quilombo dos Palmares.

Em 1812 foi edificada a matriz de Nossa Senhora da Conceição - Padroeira da cidade - tendo contribuído para a povoação local.

Bonito foi palco de diversas revoltas que terminaram com a morte de muitos habitantes do município. Em 19 de dezembro de 1874 ocorreu a invasão denominada Revolta do Quebra-Quilos. A revolta deu-se devido à alteração do antigo sistema de pesos e medidas para as unidades de metro, centímetro e quilo, de acordo com a lei imperial de 1862.

A beleza do local deu à cidade o nome de Bonito. Consta que o nome da cidade surgiu depois que alguns caçadores, vindos do povoado de São José dos Bezerros, que percorriam as florestas, encontraram, na região ainda despovoada, um belo riacho de águas límpidas; um deles teria afirmado "que rio bonito".  Assim,  para orientar as suas andanças pela região, todos passaram a se referir a esta área como "Rio Bonito",  denominação que posteriormente foi reduzida para "Bonito".


Antigo sobrado situado na praça de São Sebastião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário